Quem sou eu

Minha foto
Eusébio, Ceará, Brazil
Nasci no ano de 1940 e sou um velho espírita que vive no Brasil.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

ESPIRITISMO: CONHECIMENTO ESPIRITUAL ATRELADO Á ÉTICA E Á MORAL

Estava lendo uma postagem em Rede Social que versa sobre os mistérios da Consciência e sobre como a Ciência não consegue vislumbrar sua localização no corpo físico, assim como, sua origem e evolução, no âmbito do ser humano.

Desse ponto, me ocorreu expressar meu entendimento LEIGO sobre a questão:

Como encontrar algo que não é físico, para medi-lo e quantifica-lo como matéria física?

O Homem é um Ser espiritual, um ESPÍRITO, e sua consciência é uma parte desse Ser. 

Enquanto a ciência se abstiver de considerar o homem, mesmo que como hipótese de estudo, como um ser espiritual, de existência eterna, não logrará avançar no entendimento da Consciência.  Ela não é um atributo ou qualidade do homem físico, ela é parte dele, como bagagem subjetiva inerente à própria realidade do Espírito.

Sem a compreensão de que o homem matéria e o homem espírito são partes de um mesmo conjunto, atuando em diferentes realidades mas, mantendo um todo indivisível, que é o Espírito, ela, a CIÊNCIA, ficará batendo a cabeça nos muros da incompreensão, já que estará sempre  limitada ao que vê e pode quantificar...

Entretanto, o progresso da humanidade e da nossa ciência terá que ser obtido pelo esforço do próprio ser humano. Exemplo disso é que se perguntarmos a um ESPÍRITO ELEVADO algo que dependa da evolução humana, ele responderá que muitas coisas não pode revelar.

Outro fato marcante para esse entendimento, reside no fato de que Jesus habitou entre nós e nunca pretendeu ensinar ciência aos homens. Nunca mencionou que a Terra é redonda; que o sol é apenas uma estrela de quinta grandeza; que a Constelação da Via-láctea, onde vivemos é apenas um pontinho dentro do Universo. Também não cogitou de mencionar o mundo dos infinitamente pequenos: micróbios, bactérias etc. etc. Não disse nada da Química que compõe todas as coisas.  Ele não disse que a matéria é energia e que pode ser dividida e medida infinitamente. Estou partindo do princípio de que Ele, Jesus, sabia de todas essas coisas.

O Espiritismo caminha ao lado da CIÊNCIA. Nunca irá contestá-la no que já conseguiu avançar em conhecimentos, todavia, almeja o dia em que a ciência admita a existência e se aproxime da Realidade Espiritual, da qual a realidade física é, apenas, uma faceta, porque quando isso ocorrer, se abrirão portas enormes para a evolução do conhecimento científico humano e a compreensão de tantos fatos que resultam ou são influenciados pela intercorrência da existência do mundo "espiritual".

O Homem físico e o Espírito são a mesma pessoa, posto que o corpo é apenas o veículo que torna o Espírito apto a viver e se expressar no mundo da matéria. Uma só realidade atuando em diferentes meio-ambientes. Para melhor compreensão poderia dizer que são como as duas faces de uma mesma moeda. 

O Espírito ora está no mundo físico ora está no mundo astral. A consciência estará sempre com ele, lá ou aqui.

Falta à ciência compreender isso,mesmo que com total abstração de dogmas religiosos ou coisa que o valha.  Não se trata de submeter a ciência à religião, mas sim de abrir o campo do conhecimento humano.

O Espiritismo não é religião: Ele é conhecimento espiritual atrelado à ética e à moral.


-.-.-.-.-.-.-